Gastronomia de Bariloche – Conheça a comida local e os melhores restaurantes

Gastronomia de Bariloche – Conheça a comida local e os melhores restaurantes

gastronomia-em-bariloche

A gastronomia de Bariloche nasceu com uma influência dos primeiros colonos que chegaram na região. Como resultado, podemos notar uma forte influência alemã, mas adaptada ao clima.

Então, com a riqueza dos rios e lagos patagônicos, nasce uma cozinha incrível, pratos clássicos que atraem milhares de turistas e massas deliciosas.

Com essa grande diversidade, desde brasileiros a argentinos e europeus se encantam, aproveitam muito bem a estadia e não curtem todo o sabor local. Agora, vem saber mais do que encontrar por aqui!

Gastronomia de Bariloche

Bariloche é uma cidade da Argentina que fica na província do Rio Negro. Ou seja, exatamente na região da Patagônia, junto da Cordilheira dos Andes e bem na margem no famoso Lago Nahuel Huapi.

A partir disso, a gastronomia foi influenciada pelos primeiros colonos, de origem alemã, mas principalmente por tudo o que era possível encontrar ali.

Logo, muitos peixes, diversas receitas de molhos aproveitando as ervas locais, defumados de cervo e javali, carneiro patagônico e a lista segue.

Neste aspecto, a seleção de alimentos permitiu que uma gastronomia clássica da região se caracterizasse por uma “alpina tradicional”, com direito a fundues e gulasch.

Mas, também vale destacar todas as fábricas de cervejas encontradas na região. Com isso, diversas bebidas tradicionais se tornaram parte da cultura de Bariloche. Junto a isso, temos as “picadas argentinas”.

Sendo assim, além de todos os pratos completos, é comum encontrar restaurantes especializados em servir pequenas porções de alimentos defumados, queijos e outros.

Enfim, a gastronomia de Bariloche também inclui muitas casas de chá, um verdadeiro ícone local.

Entretanto, diferentemente do que alguns esperam, essas casas não servem apenas chás quentes (queridinhos no inverno). Neles você pode deliciar pasteis, chocolates, doces, pães caseiros e os lanchinhos típicos da região.

Da mesma maneira, você encontra geleias incríveis e populares da área. Como a de cerejas e frutas vermelhas.

Ao final da refeição, você ainda confere os sorvetes artesanais de Bariloche preparados com frutos encontrados na floresta.

Se você já está pensando em viajar, venha conhecer um roteiro para os amantes da natureza curtiram 5 dias inesquecíveis nos alpes.

Gastronomia-de-bariloche

Pratos tradicionais

Alguns dos pratos mais tradicionais da cidade incluem o Curanto.

Basicamente, esse prato veio da influência patagônica dos nativos, as tribos indígenas que viviam na floresta, em especial os mapuches e araucanos.

Em resumo, o prato envolve cavar um buraco no solo, fazer uma fogueira nesse buraco. Em seguida, essa fogueira recebe uma camada de pedras e de folhas. Agora, é só colocar as verduras, legumes e carnes que serão assados.

Como, por exemplo, as linguiças, frangos, porcos, arneiro, batatas, cenouras, abóboras recheadas com queijos, cremes, maçãs, etc.

O curanto recebe uma cobertura de folhas e tecido úmido (sobre os alimentos), para preparar, proteger e preservar a temperatura.

Ao mesmo tempo, a maioria dos pratos típicos da região envolvem os peixes, em especial o salmão e truta, junto das carnes de carneiro, javali e veado.

Na maioria das vezes, esses pratos são servidos com uma grande variedade de molhos, bem como em versões defumadas.

O que poucos sabem é que a região também tem o churrasco, massas (como macarrão e pizzas), como algo comum.

Ao final, com as diversas fábricas de chocolates artesanais da região, esses doces se tornaram um verdadeiro encanto e paixão dos locais/turistas.

Já aproveite para conhecer tudo sobre o passeio Norte Nórdica, um especial imperdível da região durante o inverno.

Melhores restaurantes para você conhecer

Agora que você conhece mais da gastronomia de Bariloche, é hora de conhecer os restaurantes para curtir esses pratos típicos da região. Ah, e vale dizer que existem diversas opções (para todos os bolsos). Então, pesquise e não tenha medo de pedir mais informações.

El Boliche de Alberto

Considerado um dos melhores lugares da cidade, esse restaurante é imperdível para curtir o verdadeiro sabor da cozinha tradicional.

Aqui você encontra bifes enormes de carne, excelente seleção de peixes, as famosas montanhas de batata frita, vinhos e muito mais.

Como traz um clima mais clássico e super aconchegante, com preços interessantes, é comum enfrentar algumas filas e, rapidamente, o lugar fica cheio.

Para você ter uma ideia, o prato de cordeiro para duas pessoas é, em média, AR$ 5057,05. Convertendo isso, cotação dia 10/04/23, seria em torno de R$ 122.

Localização: Calle Villegas, 374

Ato El Fuego na gastronomia de Bariloche

O Ato El Fuego é um restaurante incrível, barato e com porções cheias, além de deliciosas.

Entretanto, o verdadeiro charme local são as carnes grelhadas, como o ojo de bife, um corte super nobre e suculento. Ao mesmo tempo, as sobremesas caseiras sempre atraem locais e turistas.

Para você ter uma ideia, um dos pratos mais caros custa em torno de 600 pesos argentinos. Ou seja, um dos mais acessíveis dessa lista. O lugar tem um visual rústico e super agradável. Assim, você pode recarregar as energias.

Localização: 20 de Febrero, 451

Familia Weiss

Em um ambiente visualmente incrível, em estilo chalé em um edifício, o Familia Weiss é um restaurante familiar e super aconchegante, com pratos típicos da região e com a influência dos imigrantes europeus.

Justamente por isso, aqui você aproveita diversos fundues de carne e batatas, tábua de defumados, carneiro patagônico e mais.

Logo, é um cantinho incrível para relaxar, comer bem, aproveitar um bom custo-benefício e ainda apreciar toda a herança cultural da cozinha.

Localização: Vice Almirante O’Connor, 8400

Gastronomia em Bariloche: La Fonda del Tio

Considerado com um dos restaurantes típicos e baratos para curtir a gastronomia de Bariloche, La Fonda del Tio é mais usado pelos locais. Quase sempre, está lotado!

Além do preço mais acessível, o lugar é cheio de sabores típicos e incríveis, pratos fartos e opções rápidas, uma vantagem para aqueles que tem pressa. Isso sem falar de todas as massas.

Se for por lá, não deixe de conferir o milanesa à napolitana.

Localização: Bartolome Mitre, 1130

Enfim, aproveite para conhecer também o Butterfly, El Patacón, Las Morillas e Nebbiolo. Ao mesmo tempo, não deixe de visitar as chocolaterias Mamuschka, Abuela Goye, Benroth, Tronador Sabores, Rapa Nui, etc.

E para saber tudo sobre a região, não deixe de conferir o blog Fidu e saiba o que colocar na mala, melhores passeios e muito mais.

PESQUISE AQUI
CATEGORIAS
POSTS RECENTES
SIGA NOSSAS REDES